Ecossistemas e Biomas
Os fatores que formam a biosfera atuam de diversas maneiras na Terra. A energia solar chega a superfície da Terra de forma desigual, deixando áreas mais frias e outras mais quentes. Os fatores que definem os biomas normalmente são: o clima e a vegetação.
Deserto Gelado
Localizado em altas altitudes, em áreas acima dos cinco mil metros de altitude, carateriza-se por baixíssimas temperaturas, podendo chegar a 70º C negativos na Antártica. A litosfera e a hidrosfera estão cobertas por gelo. O que impede que plantas e a maioria dos animais se desenvolvam neste local
Floresta Boreal
Formada por árvores de porte médio com baixa diversidade. A neve cobre o solo a maior parte do ano. As temperaturas no verão chegam à 15º C, e é muito comum a ocorrência de geadas (no verão).
No inverno a temperatura pode chegar à 40º C negativo.
Tundra Ártica
Essa região recebe pouca energia solar e as temperaturas são bem baixas. Na tundra, não se desenvolvem vegetais de grande porte, em função do clima; a vegetação de verão é restrita a liquens, musgos, ervas e arbustos baixos. A Tundra se encontra bastante preservada das ações antrópicas em função de suas características.
Floresta Pluvial
Não há período seco, as temperaturas são elevadas por todo o ano. Apresenta grande biodiversidade, com espécies de diversos portes. Apresenta alto valor econômico está foi quase toda devastada. Sendo densamente povoada, um dos fatores causadores de sua redução.
Floresta Temperada
É típica de áreas de clima temperado. A principal característica de algumas espécies dessa vegetação é a mudança da cor de suas folhas, que caem no outono, e voltam a crescer na primavera. Por isso também é chamada de floresta caducifólia.
Um fator que levou à diminuição dessas áreas de ocorrência foi a extração de madeira. Geralmente, a floresta caducifólia não é densa, mas apresenta grande diversidade de fauna e flora. Apresenta ainda, grandes espécies arbustivas. Seus remanescentes, mesmo protegidos, estão próximos à áreas densamente povoadas e regiões industriais, por isso, à ocorrência de chuvas ácidas próximas a Floresta Temperada.
Desertos
Regiões onde a precipitação e a umidade são extremamente baixas, possibilitando o desenvolvimento de vegetação alta. Formada por espécies que desenvolveram maneiras para conservar a pouca umidade disponível. A fauna dos desertos é toda formada por roedores, repteis, insetos e animais noturnos.
Floresta Tropical
É uma região bastante úmida, com temperaturas elevadas e pouca variação no decorrer do ano. Sua vegetação é formada por areas cobertas de árvores de grande porte, podendo chegar à 100 metros de altura, com estratos inferiores de porte menor. É como se ouvesse uma floresta dentro da floresta. O solo com floresta tropical é muito pobre, devido a grande presença de água, que carrega os nutrientes em um processo chamado de lixiação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário